4
Aug
2014
10

Estudando Moda – Modelagem – Design de Moda

Bom dia, tudo bem?

A modelagem é a técnica responsável pela construção de peças do vestuário, através de leitura e interpretação de modelo específico. Tal procedimento implica na tradução das formas da vestimenta, estudo da silhueta, tecidos entre outros elementos da peça a ser produzida. A modelagem pode ser desenvolvida em dois planos – bidimensional e tridimensional.

O primeiro, denominado como modelagem plana industrial, consiste na arte e técnica da construção de peças a partir do estudo anatômico do corpo humano, utilizando os princípios da geometria para o traçado de diagramas que resultarão em formas a envolver o corpo.

Pode ser produzida manualmente sobre a base papel ou utilizando sistema CAD/CAM (Computer aided design/Computer aided manufacturing), denominada Modelagem Computadorizada ou Modelagem Asssistida por Computador.

1385647_10201537587294347_2119194916_n

No plano tridimensional, essa técnica também conhecida como moulage, derivada de “moule” palavra francesa que significa forma, ou draping, outra denominação originada do inglês – a base a ser trabalhada é o tecido ou tela, assim chamado. Nessa técnica, a modelagem é desenvolvida sobre o próprio corpo ou busto de costura industrial, que possibilita a visualização do corpo em três dimensões: altura, largura e profundidade, diferenciando-se da modelagem plana que utiliza apenas a altura e largura a partir das medidas adquiridas do corpo humano.

Picture2

Na faculdade tive 3 cadeiras de modelagem (Modelagem I, Modelagem II e Modelagem III), uma cadeira de Modelagem assistida por computador (computação/Audaces) e, nesse semestre, estou tendo aula de modelagem de calçados.

Nas aulas de Modelagem iniciamos com a compreensão e confecção dos blocos básicos do corpo: Bloco básico da saia, Bloco básico do busto, Bloco básico da calça. Com o tempo vamos nos aprofundando em moldes mais complexos e executando peças com modelagens diferenciadas.

Aprendemos também a produzir peças pilotos dos moldes.

Realizamos exercícios de interpretação de modelagem, onde escolhemos uma peça com uma modelagem diferenciada e temos que descobrir qual o método utilizado para criar os moldes e produzir a peça piloto.

kit-reguas-de-modelagem-novo-regua-de-20131116054026

Definitivamente não é uma cadeira fácil, e admito que eu tinha certa dificuldade no inicio. Mas com o tempo as coisas começam a fluir e acabamos pegandos o jeito. 😀 Hoje é uma das minhas cadeiras favoritas e já tenho vários cursos de especialização em Modelagem na minha Wishlist.

 

Espero que gostem.

 

Supeeer beijo!

10

Você também pode gostar disso:

Trend: Xadrez no verão
Peça desejo: Maxi Colete
Toucas e gorros para diferentes estilos.
3 maneiras diferentes de usar sua bandana
TREND ALERT: Fun Earrings – Brincos divertidos
Cursos de Moda online e gratuitos
DIY: Kimono de Camiseta- Tshirt kimono
Estudando Moda – Vestuário Funcional – Roupas esportivas
5 maneiras de amar/usar Kimonos
Estudando Moda – Projeto 1 – Design de Moda
Trend Alert : 60’s is back!
Xadrez vermelho – Look do dia
Indicação Literária – Cinquenta vestidos que mudaram o mundo.
Estudando Moda – Estrutura do curso – Design de Moda
Seis maneiras de amarrar um lenço no pescoço.
Estudando Moda – Escolha do curso – Design de Moda
Moletom e coturno – Look do dia!
Primeiro vídeo do Blog!
Prazer, meu nome é Fernanda.

6 Comentários

    1. Oi Tamires! É sim! <3 Amo ela. Sou de Porto Alegre, mas tenho varias amigas de Canoas! Tbm adoro conhecer blogueiras gauchas! Vou lá agorinha conhecer o seu blog! Superr beijooo!

Deixe seu comentário